segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bolo com pasta de leite em pó


Esse bolo fiz para o aniversário de 76 anos do meu padrasto, a receita do bolo foi retirada da comunidade Receitas Aprovadas P/Nós-Festa
E a receita do bolo é Bolo Amarelinho-Evelize Fraga

LinkBolo

6 ovos (claras e gemas separadas)
250 gr de manteiga Mococa
3 xícaras (chá) de açúcar
1 pacote de flan de baunilha
1 xícara (chá) de leite
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó


Preparo: Bata bem as gemas com o açúcar e a margarina e adicione alternadamente a farinha de trigo, o flan, o leite e por último o fermento. Pare de bater e misture delicadamente as claras em neve. Asse em forno pré - aquecido médio, em forma redonda de 35 cm de diâmetro ou retangular de 44 x 33 cm.
Essa massa fica uma delícia, super fofinha e amarelinha quando se usa o flan.

Calda para molhar o bolo

1 xícara de água, 1/2 xícara de açúcar, 1 cravo, 1 pedacinho de canela. Ferver 5 minutos. Deixe esfriar para usar no bolo.

Recheio:
2 latas de leite condensado Mococa
1 caixinha de creme de leite Mococa
2 colheres de margarina
8 colheres de chocolate em pó

Coloque todos os ingredientes na panela (menos o creme de leite) e leve ao fogo sem parar de mexer até ficar consistente, deligue o fogo e acrescente o creme de leite.

Pasta de leite em pó

400g de leite em pó
500g de açucar impalpável
1 1/2 lata de leite condensado Mococa (aproximadamente)

Peneirei o leite em pó, o açúcar e fui adicionando leite condensado até que a massa desgrudasse das mãos e ficasse maleável para trabalhar. Abra a massa com um rolo na espessura desejada.

Glacê real("espuma da cerveja")

Ingredientes:

1 clara
Sumo de meio limão
250 gramas de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:

Bata a clara na batedeira.
Junte o sumo do limão e acrescente o açúcar.
Bata até dar o ponto de glacê.


Montagem:
Corte o bolo ao meio, regue com a calda, acrescente o recheio de brigadeiro, coloque a outra parte do bolo, regue com mais calda.
Sobre o bolo espalhe um pouco de leite condensado Mococa e coloque a pasta de leite ninho já aberta em um tamanho suficiente para cobrir todo o bolo.
Acerte a pasta sobre o bolo e reserve.

Decoração:
Pegue uma lata de cerveja vazia e limpa e encaixe 3 palitos na lata, coloque no bolo, e cubra o palito com glacê real, deixe o glacê escoprrendo pelo bolo dando impressão de que é espuma.


6 comentários:

  1. Bom dia Tamires! Tudo bem? Fiz essa mesma pasta para o aniversário do meu primo, a mistura dos ingredientes deu certo, também acertei o ponto, mas na hora de abrir, ela quebrou, não abriu inteirinha assim como a sua, tive que ir colando as partes, e não ficou lisinha. Qual é o segredo??
    Fico no aguardo da resposta. Parabéns pelas receitas maravilhosas. Bjsss!!!!

    ResponderExcluir
  2. Zenaide não sei ao certo o que pode ter acontecido, talvez a temperatura ambiente possa ter ressecado a massa.
    Eu aprendi vendo esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=1JsPVf1N-zE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ZENAIDE , VÁ ACRESCENTANDO LEITE CONDENSADO ATÉ VC SENTIR Q Ñ VAI MAIS QUEBRAR SOVE A MASSA DELICADAMENTE , DEPOIS ABRA A MASSA COM UM ROLO E DEIXE UM POUCO GROSSA PRA Ñ QUEBRAR,E COMO DISSE TAMIRES, A TEMPERATURA AMBIENTE INTERFERE EM QUASE TODAS AS COBERTURAS , FICA A DICA !

      Excluir
  3. Olá Tamires amei essa pasta de leite em pó, facilitou a minha vida pois sou cadeirante e não gosto da pasta americana pois quebra atoa pra mim é muito ruim. Mais a sua pasta é mil já vou fazer um bolo amanhã e vou faze-la de novo pra que ela não resseca-se coloquei dentro de um bacia e cobri com um pano úmido ficou legal, em breve darei notícias bjjjss. BEL

    ResponderExcluir
  4. Ola Bel não consehui fazer esta pasta tem como me passar o passo a passo,Tamires me de uma dica de um putro recheio que não va chocolate vou tentar fazer origada bjoss

    ResponderExcluir
  5. Olá! A medida certa é 2 para açúcar impalpável e 1 para leite em pó. Ou seja, depende do tamanho do bolo q vc vai fazer, mas três copos de açúcar para um copo e meio de leite em pó. Adicione aos poucos o leite condensado e sove bem a massa. Deixe ela descansar por vinte min na geladeira antes de usar.

    ResponderExcluir