segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Nhoque de Batata ao Molho de Calabresa e Alecrim

Essa receita de nhoque é espetacular, vi lá no blog da Tatiana o Panelaterapia.
Para o molho utilizei o que eu tinha na despensa, dei um toque de alecrim seco e ficou tudo de bom.
Espero que gostem, beijos.

Ingredientes (para 2 porções):

1/2 kg batata de casca rosa (asterix)
1/2 xícara (chá) de farinha
1 colher (chá) sal
1 colher (chá) margarina ou manteiga
1 gema

Modo de preparo:
Descasque as batatas e pique-as em cubos. Coloque-as em um saquinho transparente (pode ser aqueles de supermercado que vem os legumes) e dê um nó, com a ponta de uma faca faça pequenos furinhos nele. Coloque no microondas em potência alta por 5 minutos. Deixe descansar por 2 minutos sem abrir o saquinho e verifique se estão macias. Se for necessário coloque mais alguns minutos no microondas. 

A batata asterix tem bem menos água, por isso o nhoque fica com a textura correta. Usar o microondas nesta etapa também é essencial, pois quando a batata é cozida na água ela absorve líquidos e fica muito úmida.
Amasse as batatas ou use o espremedor e deixe esfriar. Junte os demais ingredientes, deixando a farinha por último. Se necessário acrescente mais farinha até que consiga fazer uma bolinha sem grudar nas mãos.
Retire um pedaço da massa, faça um rolinho e vá cortando no tamanho que desejar. Coloque uma panela grande com água e sal, quando ferver acrescente os nhoques. Quando subirem à superfície pode retirar com uma peneira ou escumadeira.

Molho:
1 gomo de linguiça calabresa sem a pele picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 lata de tomate pelado picado
sal e pimenta à gosto
folhas de alecrim seco à gosto
queijo ralado para polvilhar

Modo de preparo:
Coloque o azeite em uma panela e frite a linguiça picada, deixe frita bem, acrescente o alho picado e frite até dourar levemente. Acrescente o tomate pelado previamente picado, tempere com sal, pimenta e o alecrim, deixe o molho ferver até encorpar.
Sirva o molho sobre o nhoque e salpique queijo ralado se desejar.

Fonte e texto da receita do nhoque: http://www.panelaterapia.com/2011/02/nhoque-de-batata.html#.UwowtONdW8E

3 comentários:

  1. Tamires adoro suas receitas, esse nhoque deve ter ficado maravilhoso, gosto muito de nhoque de batata caseiro, com linguiça e alecrim deve ter ficado delicioso e aromático. Belo prato. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy minha linda obrigada, você sabe que também estou sempre de olho nas suas receitas né, esperando apenas uma oportunidade para experimentá-las, vou te contar a textura e sabor desse nhoque são divinos, e o alecrim deu um toque todo especial. Beijos e uma ótima semana.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir