segunda-feira, 12 de março de 2012

Nhoque de leite


Ingredientes
1 litro de água
1 litro de leite Mococa
300 grs de margarina sem sal
1 colher (sopa) de sal
1 1/2 kilo de farinha de trigo
3 ovos inteiros
+ umas 3 colheres (sopa) de margarina

Modo de preparo:
Coloque numa panela, a água, leite, as 300 grs de margarina e o sal, assim que ferver, despeje a farinha de trigo, como se fosse fazer uma massa de salgado. Mexa bastante até virar uma bola e que desgrude da panela. Despeje na sua bancada, aguarde amornar, e quebre os ovos no centro. Sove bastante, vira uma meleca, mas sove, e vá colocando as 3 colheres de margarina nas mãos para ajudar à não grudar. Tem que sovar até que ela fique lisa e não grude mais. Faça os rolinhos, corte os nhoques, e vá colocando num recipiente grande, com 1 fiozinho de óleo para que nao grudem.
Esta receita rende +ou- 3,800 ou 4 kilos de nhoque pronto.

Algumas dicas:
Se for consumir no mesmo dia, deixe assim. Antes de servir, coloque água para ferver e vá colocando os nhoques na água fervente até que subam. Retire com uma espumadeira e coloque num escorredor de macarrão, passe por água fria para dar o choque térmico e parar o processo do cozimento. Coloque no refratário com o molho de sua preferência.

Pode ser congelado: para esse processo não passe pela água fervente. Coloque em saquinhos ou bandejinhas de isopor, tire o ar, amarre e congele. Para descongelar, deixe na parte baixa da geladeira pelo menos 12 horas antes de consumir.

Se sua família não for grande e você não queira congelar ou dividir com a sogra ou com a vizinha, faça meia receita. Ou menos, 1/3 talvez...


0 comentários:

Postar um comentário