quarta-feira, 18 de maio de 2011

Variedades de tomates



Vou falar um pouco sobre o tomate, esse alimento que nos é tão útil na cozinha do dia a dia.
Seja em forma de saladas, molhos, recheados, secos, fica sempre uma delícia.
Embora coloquialmente considerado como legume é uma fruta. De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não-comestíveis.
O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno (média de 3,31 mg em 100 gr), vitaminas do complexo A e complexo B, e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
O tomate é composto principalmente de água, possuindo aproximadamente 14 calorias em 100 gramas, somente. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.
Os tomates podem ser divididos em diversos grupos, de acordo com seu formato e sua finalidade de uso:
Santa Cruz, tradicional na culinária, utilizado em saladas e molhos e de formato oblongo;
Caqui, utilizado em saladas e lanches, de formato redondo;
Saladete, utilizado em saladas, de formato redondo;
Italiano, utilizado principalmente para molhos, podendo ainda fazer parte de saladas. Seu formato é oblongo, tipicamente alongado;
Cereja, utilizado como aperitivo, ou ainda em saladas. É um "mini-tomate", com tamanho pequeno, redondo ou oblongo.
Holândes, vendido em cachos, é raro no mercado, possui um preço elevado. Pode ser consumido em saladas e receitas quentes.
Debóra, seu fruto é duradouro, muito utilizado em molhos e para fazer tomate seco. Classificado como longa vida estrutural.
Carmen, meio amarelada, no sabor um pouco inferior, e na duração, tem uma ótima duração. É o mais consumido no Brasil corresponde a 75% do consumo.
Sweet Grap, Uma variação do tomate cereja, vem conquistando o paladar brasileiro, esta recentemente no mercado, um pouco mais caro, usado em saladas e pratos frios. É o tomate da ''moda''.
Momotaro, de origem japonesa, sua plantação é limitada, por isso possui um preço elevado. Com muitos gomos e consistência mole. Tem um sabor levemente adocicado, é o tomate gourmet.

0 comentários:

Postar um comentário